Em 1911, nascia o Café Paraíso, ainda na ressaca da instauração da República. Mais tarde, em 1946, o espaço sofreu uma enorme remodelação pela mão do arquiteto portuense Francisco Granja, que lhe deu o aspeto único que ainda hoje ostenta, misturando elementos Art Déco com outros da escola Bauhaus.
Sr. Fernando
O empregado mais antigo da casa está prestes a entrar na reforma. Fernando, 66 anos de vida e 38 de casa, não é homem de muitas palavras, prefere a eficácia. A bandeja que transporta na mão vem sempre cheia de moedas, um truque da casa para economizar viagens entre a caixa e as mesas.
Pavoni
A belíssima máquina de café que repousa sobre o balcão é uma relíquia de outros tempos que, infelizmente, já não funciona. “Foi o meu pai que a trouxe para cá”, refere Maria Luísa.
Maria Luísa Grego
É a matriarca da família que detém o Café Paraíso há quatro gerações. Após a morte do pai, tomou as rédeas do espaço durante 10 anos, apesar de ter trabalhado a maior parte da vida como educadora de infância. Continua a vir ao café diariamente, mas agora apenas enquanto cliente. Uma cliente especial.
Espelhos de Veneza
Vieram em 1946, diretamente da cidade italiana, e circundam todo o café. Segundo Alexandra, nunca se partiram. Uma longevidade assinalável.
Alexandra Vasconcelos
A filha de Maria Luísa gere o Café Paraíso desde 1993. Foi sob a sua gerência que o café se tornou pouso noturno de muitos alunos do Instituto Politécnico de Tomar, o que justifica o seu horário alargado – fecha às duas da manhã todos os dias, exceto aos domingos.
A Tabacaria
Logo à entrada, do lado direito, este vetusto móvel de madeira serve para recordar velhos tempos em que no Café Paraíso se vendiam maços de tabaco e jornais. Segundo os responsáveis, o serviço funcionou até aos anos 90.
Colunas Art Déco
As colunas originais eram em ferro, mas em 1946, durante a grande remodelação do Café Paraíso, foi contratado um artesão italiano especialista neste revestimento que imita mármore. Segundo Maria Luísa, esse artesão não deixou que o vissem trabalhar para não revelar o segredo da imitação.
Cadeiras Bauhaus
Vieram de propósito da Alemanha em 1946, ano da grande remodelação do Café Paraíso. A estrutura em aço tubular é típica da escola Bauhaus e deste famoso modelo desenhado pelo holandês Mart Stam.