O quê
As luvas do guarda-redes Dú
Quando
1994/95
Uma curta dedicatória lê-se com esforço na palma esquerda, que vai direto ao essencial, sem desperdiçar tempo de jogo:
“Para Dr. João Manuel Nabeiro
Recordação da subida à 1.ª divisão
Época 95-96
Dú 1608 min.”
Ainda que não se perca em rodriguinhos, a dedicatória pede alguma contextualização. Assim, João Manuel Nabeiro era o presidente quando o clube da terra, fundado em 1926, se estreou na Primeira Divisão, feito alcançado apenas duas épocas depois de ter subido à Segunda Divisão de Honra.
A época a que a dedicatória se refere, 1995/96, é a da estreia entre os grandes, não a da que viu o Campomaiorense terminar o campeonato em 2.º lugar, com direito a promoção automática, em 1994/95.
E quem é Dú? Hidraldo José Carvalho Nogueira de seu nome, hoje com 55 anos, foi um guarda-redes que jogou quase sempre em Portugal. Em Campo Maior passou apenas uma temporada gloriosa, a de 1994/95, em que completou 1608 minutos entre os postes, o que dá 17 jogos a titular, mais um em que jogou 78 minutos (desconhecendo-se se nesse foi substituído ou se entrou aos 12 minutos). Com Dú em campo, a equipa venceu 10 jogos, empatou quatro e perdeu outros tantos. Apenas 13 remates à sua baliza deram golo.
Voos mais altos se avizinhavam para o Sporting Clube Campomaiorense – tais como o título de campeão da Segunda Divisão de Honra, em 1997, e a presença na final da Taça de Portugal, em 1999 –, mas a festa daquela primeira subida à Primeira Divisão, quando, poucos anos antes, o clube jogava dois escalões abaixo, foi inesquecível, histórica e irrepetível. Obrigado, Dú.