Através de uma parceria com a Nova School of Business and Economics, o MIND reinventou-se e reforçou o compromisso da empresa com a disrupção colaborativa. E, com isso, o programa MIND – Modelo de Inovação da Delta apresentou-se numa nova versão. Eis o Delta Open MIND.
Foi a sétima edição, mas teve tantas estreias que pareceu a primeira. Na edição de 2025, foi apresentado o DELTA OPEN MIND, que contou com 54 participantes, divididos em nove grupos – compostos por alunos da Nova School of Business and Economics (Nova SBE) e também por participantes e mentores do Grupo Nabeiro, num modelo de cocriação pensado para gerar valor concreto e acelerar ideias para o futuro do café.
Porque muitas cabeças pensam melhor do que uma, o DELTA OPEN MIND 2025 marcou uma viragem: ao abrir-se à academia e à colaboração externa, reforçou a aposta do Grupo Nabeiro numa inovação mais inclusiva, estratégica e com impacto real. “No Grupo Nabeiro, acreditamos que a verdadeira liderança se constrói com tempo, escuta ativa e uma forte ligação entre as pessoas”, explica Rui Miguel Nabeiro. “A parceria com a Nova SBE representa o nosso compromisso em inovar e formar uma nova geração de líderes capazes de transformar o futuro, promovendo a sustentabilidade, a criatividade e um impacto positivo e concreto nas organizações e na sociedade. Juntos, queremos inspirar novas gerações a abraçar os desafios com visão e a agir fazendo a diferença.”
O objetivo era claro: desenvolver produtos, serviços ou modelos de negócio capazes de “posicionar a Delta no Top 10 das marcas de café a nível mundial” nos próximos 10 a 15 anos. Quem o disse foi o próprio CEO do grupo, na abertura do evento de apresentação de ideias, que decorreu no Grande Auditório da Nova SBE. “Esta é uma jornada inovadora fantástica. Decidimos inovar, abrindo este programa ao mundo académico. Acreditamos estar a criar sinergias. Queremos empoderar as nossas pessoas e impulsionar uma cultura de inovação”, acrescentou Rui Miguel Nabeiro.
Nos três meses que antecederam o evento, os participantes trabalharam em equipas para responder a desafios reais da cadeia de valor do café, combinando dados, insights de mercado e criatividade. Cada uma das nove equipas contou com estudantes, colaboradores da Delta Cafés e um business angel, como Rui Miguel Nabeiro, Clara Melícias, Alberto Pinto, Natanael Baptista, José Sequeira e Pedro Castro, que selecionaram as ideias. Depois, as equipas foram acompanhadas no decorrer do programa por nove mentores (de várias áreas, das equipas de marketing às de inovação, por exemplo): Catarina Lopes, Eunice Costa, Gilberto Ribeiro, Inês Proença, Joana Patrocínio, Luís Martins, Paulo Jorge Gonçalves, Pedro Ramalho e Rui Túbal. Aos mentores coube acompanhar todo o processo e ajudar a estruturar cada ideia de negócio de forma sólida, alinhada com o mercado e também com as marcas e os valores do Grupo Nabeiro.
A jornada terminou com uma tarde de propostas – ou pitches, como lhe chamam no mundo do empreendedorismo – apresentadas de forma breve (cerca de cinco minutos), com direito a apresentações de PowerPoint e também a vídeos divertidos sobre as equipas envolvidas.
Eram cinco os jurados responsáveis por questionar e avaliar as ideias apresentadas: Nuno Ferreira Pires, CEO da Sport TV, Inês Lima, diretora-geral da McDonald’s Portugal, Paulo Pereira da Silva, CEO da Renova, Roberta Medina, vice-presidente da Rock World, responsável pelo festival Rock in Rio, e Pedro Brito, associate dean for Executive Education and Business Transformation da Nova SBE.
Ideias MIND
Desde a sua criação, o programa de inovação MIND tem funcionado como incubadora de inovação do Grupo Nabeiro, desafiando equipas internas a desenvolver ideias com potencial de mercado. Ao longo das edições anteriores, o programa MIND deu origem a vários projetos pioneiros no universo do café e em novas categorias de consumo. Entre os mais marcantes, e já implementados no mercado, estão o Croffee (barras de cereais com café), o Slow Coffee (cafés para métodos de extração tradicionais e mais lentos) e a Go Chill (bebidas prontas a beber, com fórmulas que combinam café com leite, para conquistar novos públicos em diferentes pontos de venda) – todos eles pensados, desenvolvidos e impulsionados dentro do universo da Delta.
De edições mais recentes resultaram dois projetos que estiveram em segredo enquanto eram acelerados pelo Grupo Nabeiro: a Unboring Snacks – uma marca de snacks saudáveis, à base de vegetais e leguminosas, que acaba de ser lançada – e a nova gama de cafés solúveis, a Delta Cafés Super Blends, que estará em breve no mercado.
Da edição de 2025 resultou uma ideia vencedora – mas, claro está, permanece ainda no segredo dos deuses. Pode revelar-se apenas que se chama NOWA e foi apresentada por Daniela Alkaim, Madalena Martins, Sam Anis, Lara Rodrigues, Meghna Saha e Yifen Wang, com orientação da mentora Joana Patrocínio. O sucesso da NOWA será celebrado com uma viagem a Paris, apelidada de rota de inovação, uma experiência de aprendizagem e inspiração que marca o início da aceleração desta ideia (ainda secreta) pela Delta Cafés.
Para já, tudo o que se pode revelar é que o DELTA OPEN MIND, mais do que um programa de inovação, se revelou uma plataforma viva de experimentação, aprendizagem e construção de futuro. Mantenham-se as mentes abertas para o que aí vem.