Nome

Elisabete Mourato

Idade

42 anos

Dentro da Delta

Operadora de call center

Fora da Delta

Judoca

 

A primeira experiência no judo não deixou boas recordações. Aos cinco anos, Elisabete Mourato foi obrigada a experimentar a modalidade que o irmão mais velho já praticava, mas detestou cada segundo. Foi só bem mais tarde, aos 15 anos, que Elisabete decidiu dar uma segunda oportunidade à arte marcial japonesa e, em menos de nada, descobriu a paixão de uma vida.

Durante a adolescência, chegou a fazer um estágio para integrar a Seleção Nacional e a treinar com a campeã olímpica Telma Monteiro. Seguiram-se competições de judo um pouco pelo país e, de regresso a Campo Maior, Elisabete chegou a dar aulas às crianças da vila. Atualmente, o trabalho no call center e a vida familiar ocupam-lhe demasiado tempo para se dedicar ao desporto. “Mas estou a ver se regresso este ano ao tapete”, diz com um certo brilho nos olhos.

“Antes de qualquer outra coisa, sou judoca”, garante. Isto porque o judo, comummente associado apenas a combates, tem essencialmente que ver com disciplina, respeito pelo próximo e perseverança. “Levo ensinamentos do judo para todas as outras áreas da minha vida. Aprendi que, sempre que vais ao tapete, tens de te levantar ainda com mais força.”