Nome

Fernando Gomes

Idade

46 anos

Dentro da Delta

Administrador de sistemas de informação

 

 

A profissão não podia ser mais a antítese do hobby. “Compenso a parte careta da minha vida com parvoíce e brincadeira”, resume Fernando Gomes, responsável pelos cerca de 120 servidores com que as diferentes empresas do Grupo Nabeiro trabalham diariamente.

A música acompanha-o desde a infância. Na primária teve aulas de órgão, já adolescente aderiu “à moda de levar guitarras para a escola e reunir toda a gente à volta”, mas quando percebeu que não era o melhor guitarrista entre os que estavam disponíveis para formar a banda, vendeu a guitarra para comprar um prato de bateria. “Foi o ponto sem retorno.”

A paixão pelos computadores era mais fácil de rentabilizar, razão pela qual nos anos seguintes a música ficou em segundo plano. Ainda assim, Fernando foi sempre tendo bandas (já conta sete) e chegou a tocar de forma semiprofissional. “A minha vida foi mudando muito nos últimos 30 anos. Tudo vem e tudo vai, mas mantém-se a música: continuo a ser baterista.”

A banda do momento chama-se Hokum Blues e dura há já 13 anos. É composta por baixo, guitarra, voz e bateria. Os quatro ex-colegas de trabalho partilham o gosto pela informática, mas também por blues e rock. Jimi Hendrix, Eric Clapton, The Beatles, Gary Clark Jr. e Stevie Ray Vaughan são os autores das malhas mais tocadas. “Acima de tudo, somos um grupo de amigos que, uma vez por semana, tem o seu momento ‘que se lixe tudo, vamos comer bifanas, vamos para os copos e vamos ensaiar’. Havemos de ser velhinhos e ainda estar ali, nem que seja para os tremoços.”