Nome

Tiago Barroso

Idade

40 anos

Dentro da Delta

Brand manager de marcas de cerveja

Fora da Delta

Cantor e músico

 

Trabalha na Delta Cafés há quatro anos, mas leva uma vida paralela (e preenchida) há mais de 20. A paixão pela música acompanha Tiago Barroso desde criança. “Lembro-me de usar a guitarra do meu irmão mais velho para aprender a tocar sozinho.” Aos 19, convidaram-no para tocar num bar, e nunca mais parou de dar espetáculo. “Percebi que gosto mesmo de atuar ao vivo, dá-me energia.” Mas a jigajoga que é manter este “hobby semiprofissional”, como lhe chama, cansa só de ouvir contar.

Em 2023, foram mais de 70 os concertos com a sua atual banda, os Deixa Rolá. Os músicos tocam sobretudo em Lisboa – no Monsanto’s Open Air, no Mercado de Campo de Ourique, no Ferroviário ou, por exemplo, nos bailaricos dos Santos Populares – mas fazem também eventos privados em todo o país, ilhas incluídas. Excursões ao estrangeiro também já houve, com concertos animados em Espanha, em Itália e na Alemanha.

O repertório é maioritariamente brasileiro. As canções escolhidas são as que toda a gente sabe cantar. E sempre que o ambiente esfria, o grupo recorre às “acendalhas” – músicas de artistas consagrados como Seu Jorge ou Ivete Sangalo, capazes de reanimar qualquer festa.

Tendo chegado a trabalhar como ator, Tiago gosta particularmente deste lado performativo dos concertos. “A música acaba por ser um palco em que consigo exprimir-me artisticamente. Também fazemos um pouco de stand-up comedy, com imitações de alguns músicos…” O espetáculo está pensado para que o público participe e se divirta – sendo que dificilmente se diverte mais do que a banda. “O facto de isto ser um hobby faz com que eu queira mesmo muito estar ali, e o público percebe isso. Acho que é por aí que conseguimos destacar-nos de outros músicos, talvez até melhores.”