Nome
Paulo Gaminha
Idade
46 anos
Dentro da Delta
Field Manager
Fora da Delta
Cozinheiro de mão cheia, gere “A cozinha do gaminha”
Dentro da Delta, é conhecido por não saber estar quieto. Trabalha na empresa há mais de 20 anos, já foi assessor da direção, gestor de marketing e é atualmente field sales manager, uma espécie de gestor regional para a área comercial. Por exigências do cargo, os dias de Paulo Gaminha costumam ser passados na estrada. Mas quando se apanha em Campo Maior, de onde é natural, faz questão de dar uso à sua cozinha, que tanto serve para descontrair durante a preparação dos pratos como para juntar a família à mesa. “Encontro muita calma na cozinha”, conta. “Sou uma pessoa muito agitada, mas, quando cozinho, foco-me no que estou a fazer e vivo aquele momento.”
Os amigos que conheciam os petiscos “à moda do Gaminha” iam-lhe pedindo conselhos culinários, mas, com uma vida profissional tão intensa, parar para escrever estava fora de questão. Foi por isso que, em 2016, Paulo passou a ter uma cozinha virada para o mundo. Criou uma página de Facebook chamada A Cozinha do Gaminha, onde passou a publicar vídeos simples das suas melhores receitas. “O objetivo é partilhar aquilo que vou fazendo. Quero mostrar às pessoas que até numa cozinha simples é possível fazer pratos com alguma complexidade.” Entretanto, participou (e foi finalista) do concurso da RTP A Mesa dos Portugueses, mais uma prova do seu talento para os tachos.
De carne de porco à alentejana ao ensopado de borrego, passando por outras receitas bem menos portuguesas, como o risoto ou o bife Wellington – tudo o que Gaminha partilha tem algo de inesperado. “Baseio muitas das minhas receitas na gastronomia alentejana e naquilo que aprendi com os meus pais e avós”, diz, “sempre com um toque diferente”. Para provar o resultado, é simples: basta pôr as mãos na massa e transformar a sua cozinha na do Gaminha.