Nome

João Branco

Idade

42 anos

Dentro da Delta

Diretor de Engenharia

Fora da Delta

Viaja pelo mundo a fotografar natureza
 

Formado em engenharia mecânica, João Branco coordena desde 2012 a equipa de engenharia da Diverge, o Centro de Investigação do Grupo Nabeiro. Ali criam-se novos produtos que aliam soluções mecânicas ao design e à engenharia,“o que é fascinante”, garante. Mas além do emprego das nove às cinco, João tem ainda um hobby que lhe ocupa bastante tempo: a fotografia de natureza. “Desde pequeno que viajava muito em família e sempre adorei fotografar, esperar para revelar as fotografias e depois guardar aquelas recordações. Acho que também tem que ver com o meu pai, que sempre gostou de fotografia.” 

Apesar de nunca ter estudado formalmente na área, João foi investindo em equipamento mais sofisticado e aprendendo sozinho — primeiro através de livros, depois recorrendo à internet. “Encontra-se muita coisa no YouTube hoje em dia”, explica. Mas foi só em 2018, numa viagem de duas semanas pela Islândia, “a Meca da fotografia de paisagem”, como descreve, que o passatempo se tornou sério. 

“Quando comecei essa viagem, tinha pouco mais de 600 seguidores no Instagram e de repente pareciam pipocas a rebentar”, conta entre risos. Atualmente, são mais de 25 mil. “Esta comunidade traz-me um sentido de responsabilidade. Quero manter a qualidade das fotografias e partilhar com quem me segue os bons momentos que vou vivendo em viagem.”

Entre 2019 e 2020, essa partilha ganhou novas plataformas. As fotografias de João estiveram por quatro vezes em páginas de revistas: na National Geographic Portugal e na Volta ao Mundo. Nesta última, o artigo de 10 páginas sobre a Islândia incluía, além de fotografias, textos escritos pelo próprio fotógrafo. “Escrevo um bocadinho para dar contexto às imagens. Contando a história de cada fotografia, posso partilhar verdadeiramente as minhas experiências com quem está do outro lado.”