A salicórnia encontra-se espontaneamente por quase todo o litoral, mas principalmente na ria Formosa, no rio Sado e na ria de Aveiro. Os especialistas descrevem-na como planta halófita, que se dá em ambientes salinos e até pode estar debaixo de água salgada durante alguns períodos. É por isso que tem um sabor salgado natural e daí que a expressão “sal verde” lhe seja muitas vezes associada (“espargos do mar” é outro dos nomes comuns, devido à forma alongada e carnuda). 

É considerada uma planta medicinal, devido às propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, mas em tempos foi vista como uma espécie de erva daninha. Nos últimos anos passou a ser mais divulgada, fruto da atenção que os chefes de cozinha têm vindo a dar a produtos de origem vegetal. Também atentos, os especialistas em inovação do Grupo Nabeiro estudaram a melhor maneira de fazer chegar a salicórnia à mesa dos portugueses e tiveram em conta a atual tendência de cuidado com a alimentação e o bem-estar.

Daí nasceu a Salicórnia qampo, um produto novo e inovador que está nas lojas desde o início de 2022. Consiste em quatro embalagens diferentes, todas à base de salicórnia, que o consumidor comum pode ter na cozinha e utilizar quando prepara as suas refeições. “Corte o sal pela raiz” é o slogan adotado pela marca e aponta para essa singularidade: uma planta que salga e dá sabor à comida, com a vantagem de poder ser utilizada mesmo por quem tenha problemas de saúde associados ao consumo excessivo de sal.

A Salicórnia qampo tem menos 75% de sódio do que o sal comum, indica um selo nas embalagens do produto.

 

“É uma grande oportunidade de oferecermos ao mercado uma excelente alternativa ao sal, muito mais saudável e com sabor”, resume Brígida Lourenço, gestora da marca (que faz parte de Mais Marcas, por sua vez integrada no Grupo Nabeiro). “A nossa ideia é dar mais qualidade de vida aos consumidores portugueses, sem que sintam que têm de abdicar do sabor salgado. A proposta de valor deste produto face às tradicionais ervas aromáticas é exatamente esta: as aromáticas não salgam, a salicórnia sim”, acrescenta a responsável.

Outra das novidades está em que a Salicórnia qampo deu origem a uma nova categoria de produtos, diferente de tudo o que já hoje existe nas lojas e supermercados. A implementação, segundo Brígida Lourenço, implica que as lojas sejam encorajadas a disponibilizar o produto junto às prateleiras do sal, e não ao lado das aromáticas – para que o consumidor perceba bem a diferença.

A salicórnia de que se fala provém de um produtor de Aveiro. Nome científico: Salicornia ramosissima. “O processo produtivo e de colheita junta à produção biológica alguns princípios de agricultura de precisão”, informa a marca. Depois de colhida, a salicórnia é levada em transporte refrigerado até à Delta, em Campo Maior. Cada lote é ali devidamente avaliado, seguindo-se o processo de desidratação controlada. É uma forma natural de conservar a salicórnia e manter as suas propriedades. Finalmente, ainda em Campo Maior, a planta é cortada, calibrada e limpa. O armazenamento decorre em ambiente controlado, com índices de humidade muito reduzidos.

O produto propriamente dito vende-se em quatro variedades: Salicórnia 100%, Mix Salicórnia Massas, Mix Salicórnia Peixe e Mix Salicórnia Carne. A primeira contém apenas salicórnia. As restantes têm ingredientes naturais como alho, cebola, pimenta, tomilho, cebolinho, salsa, pimentão, orégãos e tomate seco (cada variedade com os seus ingredientes).

Quanto às embalagens, têm 45 a 50 gramas e são feitas em papel, com fecho zip e uma janela que permite espreitar o conteúdo. “O objetivo das quatro propostas é termos uma oferta o mais prática possível, do ponto de vista do consumidor”, diz Brígida Lourenço. “Quem compra o Mix Salicórnia Carne, por exemplo, sabe que aquela mistura é suficiente para cozinhar aquele prato de carne. Não precisa de juntar mais nada.”

A Salicórnia qampo encontra-se atualmente de norte a sul do país.

Para demonstrar que o produto pode fazer parte do dia a dia, a marca aposta neste momento na divulgação de receitas através do site e das redes sociais da Salicórnia qampo. A marca conta também com o apoio da Associação Portuguesa de Nutricionistas e da Sociedade Portuguesa de Hipertensão, reforçando a mais-valia e os benefícios da salicórnia na procura de um estilo de vida mais saudável.