O quê

Comenda da Ordem Civil de Mérito Agrícola, Industrial e Comercial

Quando

9 de Junho de 1995

 

Tinha Rui Nabeiro 64 anos quando passou de “senhor Rui” a “senhor Comendador”. 

É verdade que a idade é um posto, mas o que motivou a mudança no tratamento foi ter sido distinguido, em 1995, com o grau de Comendador da Ordem Civil do Mérito Agrícola, Industrial e Comercial. “Quando me telefonaram da Presidência da República, a perguntar se eu estaria disponível para receber uma comenda, fiquei felicíssimo”, recordou o empresário. 

A cerimónia foi presidida por Mário Soares, Presidente da República à época e amigo pessoal de Rui Nabeiro, que descrevia o socialista como “um grande português” e “um grande político”. Soares retribuía os elogios e referia-se ao comendador como “um homem bom e de bom coração”.

Do dia em questão ficou, mais do que a distinção, o título “comendador”, que viria a ser reforçado 11 anos mais tarde, com a atribuição de nova comenda – a da Ordem do Infante Dom Henrique.

Comendador duas vezes mas “senhor Rui” para a maioria, Rui Nabeiro garantiu que nunca foi movido por títulos. “Lutei sempre para não ter estas honrarias, mas por ter uma posição, uma conquista pessoal. À medida que fui caminhando e que fui redesenhando a minha vida, as coisas foram aparecendo; os amigos foram-se lembrando de mim.”