O quê
Quadro de Carolina Piteira
Desde
2016
Onde está
Escritórios Nova Delta
Quando pintou o retrato de Rui Nabeiro, Carolina Piteira criou uma obra de arte com aroma a café. Não é analogia nem poesia, antes constatação de factos – o aroma vem da serapilheira de sacos usados para transportar café Delta, sobre a qual a artista pintou o retrato, e dos grãos que usou para dar textura à obra. “Chamei-lhe Aroma porque o meu ateliê tinha um cheiro maravilhoso a café quando trabalhei nesta peça. Havia grãos por todo o lado, qualquer pessoa que entrasse sentia logo o aroma.”
O retrato partiu de um convite de Carlos Coelho e Paulo Rocha, fundadores da agência de publicidade Ivity, que, a pretexto dos 30 anos de carreira, desafiaram Carolina Piteira a olhar para 18 marcas icónicas criadas pela dupla – entre elas estava, claro, a Delta Cafés. Daí resultou uma exposição inaugurada em Lisboa em novembro de 2015, “As Artes e as Marcas”.
Em todas as obras, Carolina Piteira procurou representar a marca. Aliás, em todas menos uma. “O quadro da Delta foi o único em que, por não conseguir distinguir o homem da marca, fiz um retrato. Para mim, o Senhor Comendador é a imagem mais marcante da Delta Cafés.” Depois do encerramento da exposição, o retrato de Rui Nabeiro seguiu para o primeiro andar dos escritórios da Novadelta, em Campo Maior, onde funcionam vários serviços de apoio à unidade fabril e ao Grupo Nabeiro, e onde o aroma da arte se continua a sentir.