Nome
Hugo Miranda
Idade
34 anos
Dentro da Delta
Supervisor de distribuição
Hugo Miranda é supervisor de distribuição em Aveiro. É sua a responsabilidade de coordenar a distribuição das encomendas – por quem e quando será feita – em todo o distrito. É um trabalho exigente, que o ocupa de segunda a sexta. Já os fins de semana, esses são dedicados à música. Mais em concreto, ao clarinete. Neste momento, Hugo Miranda integra a banda filarmónica do Troviscal, em Oliveira do Bairro, que ensaia nas noites de sexta e sábado e atua (quando atua) aos domingos e feriados.
Por influência da mãe, também instrumentista, Hugo começou a tocar clarinete logo aos 9 anos. Depois estudou na Conservatória de Águeda e mais tarde tirou o curso profissional de instrumentista de sopro na Jobra, uma escola profissional em Albergaria-a-Velha.
Uma lesão paralisou-lhe momentaneamente o braço em vésperas de prestar provas para entrar na universidade, impossibilitando-o de continuar os estudos musicais. Aí, em vez de estudar, passou a ensinar música em infantários e jardins-escola. E gostava do que fazia, mas quando surgiu a oportunidade de entrar na Delta Cafés para substituir um colega de baixa médica, não hesitou. Era para ser temporário, mas já lá vão quase 10 anos.
Nessa década que passou, nunca deixou de tocar em bandas filarmónicas e em bandas de jazz na moda de Nova Orleães, o chamado Dixieland Jazz, a sua grande paixão. Com a Mimo’s Dixie Band – banda que atua como mimos – chegou a tocar com Rita Redshoes, num concerto em Águeda para 56 mil pessoas.
A importância da música na vida de Hugo Miranda não se limita aos concertos e ensaios, já que foi num bailarico de verão que conheceu a sua mulher, também instrumentista. Ainda é cedo, mas o supervisor de distribuição da Delta Cafés não esconde que gostaria de ver a filha, de dois anos, ver seguir os passos musicais dos pais. Afinal, três músicos já formam uma banda.