O Quê

Chávena de café desenhada pelo arquiteto Siza Vieira

Quando

2012

 

Tinha a Adega Mayor, projetada por Siza Vieira, já cinco anos de existência, quando Rui Nabeiro decidiu lançar um desafio improvável ao “seu arquiteto e amigo”, como o descrevia. Isto porque quem desenhou a primeira adega de autor em Portugal certamente poderia desenhar uma belíssima chávena de café.

“Coloquei-lhe a questão”, recordou Rui Nabeiro, “e respondeu-me com piada: ‘Então não me diga que a chávena é maior do que a adega! Faço isso rapidamente. O senhor pensou em mim e também eu sou capaz de pensar nos senhores.’” O projeto avançou e foi amor ao primeiro esboço: “Gostei eu e gostámos todos, entre família e amigos”, contou à revista DDD em janeiro de 2023.

A chávena, de linhas simples e depuradas, foi produzida pela Vista Alegre e chegou ao mercado no final de 2012. O conjunto de duas, acompanhadas de pires, custava 24€ e vinha numa caixa preta acartonada. Apesar de estar disponível para compra, Rui Nabeiro explicou que o objetivo, mais do que vender o novo produto, era criar impacto nos mercados do vinho e do café. “A chávena tinha carisma, era uma peça decorativa.” Tanto era que voou das prateleiras e, em poucos meses, esgotou. “Se ainda as tivéssemos, ainda hoje tínhamos mercado”, garantiu o Comendador.