O quê
Coração Delta
Década
2002
Onde está
Centro Educativo Alice Nabeiro
Cada funcionário da Delta tem, naturalmente, o seu próprio coração, mas no seio da empresa existe outro, com 31 centímetros de altura e 19 anos de idade, que apesar de se tratar de um objeto inanimado podemos dizer que também bate por todos eles.
A peça, em vidro vermelho, foi mandada fazer por um grupo de quatro funcionárias da Delta, em 2002. O gesto vinha materializar uma intenção: a de levar para a frente a iniciativa Um Coração Chamado Delta, até ali idealizado pelas funcionárias como homenagem a Rui Nabeiro e à sua faceta mais solidária.
A 28 de março daquele ano, no dia do 71.º aniversário do senhor comendador, essas quatro mulheres surpreenderam-no com este objeto, que recebeu com muita emoção, pelo simbolismo que carregava: o início do primeiro projeto oficial do Grupo Nabeiro na área da solidariedade social.
O que ninguém podia adivinhar – nem Rui Nabeiro nem estas quatro benfeitoras – era que naquele primeiro coração de vidro havia uma energia pulsante que havia de dar origem a muitos mais projetos.
Dali a cinco anos, em 2007, nascia a Associação de Solidariedade Social do Grupo Nabeiro, também conhecida por Coração Delta, que além da ação social, intervém nas áreas da saúde, do desporto e da educação – em Campo Maior, no país e no mundo. Um dos seus projetos mais visíveis é o Centro Educativo Alice Nabeiro onde hoje, num dos gabinetes, o coração descansa.