O quê

Cadeira Mitsuhirato

Quando

1987

Onde

Centro de Ciência do Café

 

A cadeira Mitsuhirato que integra a coleção do MUDE – Museu do Design e da Moda, em Lisboa, pode parecer igual à que se encontra no piso superior do Centro Ciência do Café, em Campo Maior, e, para todos os efeitos, assim é. Mas há uma diferença do tamanho do mundo a separar ambas: a que está no MUDE é para ser vista, enquanto a do Centro Ciência do Café é para ser usada.

Ela encontra-se no piso superior, encostada a um pilar na ala das exposições temporárias, pronta a sentar por um visitante a quem os 3400 metros quadrados do espaço expositivo tenham deixado mossa. Embora seja constituída em exclusivo por materiais duros, não há cadeira mais confortável para se recostar uns minutos a descansar.

Desenhada por Pedro Silva Dias (n. 1963), autor de algumas das peças mais representativas da renovação do design português contemporâneo na década de 1980, a cadeira Mitsuhirato foi lançada em 1987 pela Loja da Atalaia numa edição limitada de 150 exemplares. Em 2014, um par foi levado a leilão com um preço estimado entre mil e 1200 euros.

Que as costas da cadeira se assemelhem a um grão de café torrado, e que esta em particular se encontre hoje num espaço dedicado ao café, não é coincidência. De facto, a Mitsuhirato que está no Centro Ciência do Café até antecede a inauguração do espaço, a 28 de março de 2014. A cadeira integrou o espólio do antigo Museu do Café, aberto em 1994 e que passados 30 anos seria substituído pelo polo de conhecimento interativo, lúdico e museológico que foi construído no seu lugar.