Nome

Pedro Foles

Idade

42 anos

Dentro da Delta

Diretor de marketing da Adega Mayor
 

Embora seja alfacinha, começar a trabalhar no Grupo Nabeiro foi um regresso às origens para Pedro Foles. Sendo os seus pais naturais de Santa Eulália, uma aldeia a apenas 17 quilómetros de Campo Maior, foi ali que sempre passou as férias de infância e que celebrou o Natal em família. “Não andava longe”, brinca. Em 2011, entrou no universo da Delta e dentro dele foi crescendo: primeiro assumiu o marketing da Delta Q e, seis anos mais tarde, trocou o café pelo vinho e passou para a Adega Mayor.

A viver em Lisboa, os seus dias são passados a correr de reunião para reunião, com visitas semanais a Campo Maior. A vida profissional é intensa, mas, independentemente da exigência da agenda, Pedro não abdica de um tempo para si. É por isso que, seja muito cedo ou muito tarde, antes ou depois do trabalho, o blazer tem de dar lugar ao fato de surf. “Acordando às 6h, estou a trabalhar às 9h sem dificuldade nenhuma.” Seja nas praias da Costa de Caparica ou nas da Linha de Cascais, Pedro recarrega baterias duas a quatro vezes por semana. “É um escape, um equilíbrio bom que encontrei aos 18 anos e nunca mais larguei.”

A ligação ao desporto é antiga: fez também natação, BTT, muay thai e mergulho. Mas é o surf que o acompanha há já mais de 20 anos. Fascina-o a imprevisibilidade da coisa, que tanto pode correr bem num dia como correr mal no outro, o que torna a aprendizagem constante. Enquanto isso, é na crista da onda que encontra aquilo a que chama a “flow zone” – a atenção plena no momento que está a viver, sem espaço para pensar em qualquer outro tema. É por isso que garante: “Se toda a gente fizesse surf, o mundo era um lugar melhor.”