Bellissimo café

É o renascimento de uma marca de inspiração renascentista. Bellissimo é o café italiano do Grupo Nabeiro. O café das coisas boas e belas da vida.

1997

A Delta torna-se líder do mercado de café nacional em 1994. Nos anos que se seguem surgem novos players neste mercado, com a entrada de diversas marcas italianas em Portugal, que, sem ameaçar essa liderança, trazem consigo cafés com paladares alternativos.

Perante essa conjuntura, o Grupo Nabeiro – que entretanto se formara oficialmente – decide congregar todo o conhecimento acumulado de décadas a trabalhar café, da escolha do grão à sua posterior torrefação, numa nova marca premium para o canal Horeca, inspirada, precisamente, no universo italiano. 

Chamam-lhe Bellissimo e a primeira campanha apresenta a assinatura “um encontro único”, acompanhada da célebre pintura de Miguel Ângelo, que milhões de visitantes procuram (e encontram) no teto da Capela Sistina,“A Criação de Adão”.

Esse encontro simboliza um outro: o da Delta com uma nova forma de fazer café, baseada na torra tradicional italiana, mais prolongada e com uma temperatura mais elevada. Este tipo de torra, em conjunto com uma série de blends selecionados por Rui Nabeiro e trabalhados por Adelino Cardoso, o grão-mestre torrador da Delta, resultam num produto de excelência. Bellissimo surge desta forma e vai-se cimentando no mercado ao longo de duas décadas, num segmento especial, enquanto alternativa à Delta, com a mesma chancela de qualidade, mas de características muito próprias.

Adeus, Renascimento; olá, rejuvenescimento.

 

2016

Em 2016, a marca sofre o primeiro restyling. O mote passa a ser “Il gusto della belleza”, ou, se preferirmos, o sabor do que é belo. Bellissimo moderniza–se, desaparecem as referências ao Renascimento e em seu lugar aparecem as referências à dolce vita italiana, num ambiente mais contemporâneo e colorido. 

Em 2021, mais do que apenas um novo rebranding, aconteceu uma autêntica emancipação de Bellissimo, que passou a estar direcionada aos utilizadores domésticos, e a estar disponível tanto em grão como em cápsulas compatíveis com o sistema Delta Q. 

Esta transição foi marcada por uma campanha de lançamento impactante, em vários meios, com a assinatura da Solid Dogma, onde não faltaram cores nem pormenores inusitados que pretendiam reforçar a irreverência da marca. 

“Veja o mundo com outro sabor” foi a nova proposta de Bellissimo. Esse sabor era o dos blends da marca, que continuavam a ser selecionados pelos olfatos mais experimentados do Grupo Nabeiro. 

O Aroma Originale, criado com os melhores cafés arábica de África e da América Central, combina uma estrutura forte com um delicado toque de acidez. O Aroma Intenso transporta consigo os aromas achocolatados dos cafés arábica da América Central em harmonia com o carácter vibrante dos melhores robustas africanos.

Em cápsula, existe ainda a opção Decaffeinato, que vai buscar os aromas intensos dos cafés arábica da América Latina e a autenticidade dos robustas africanos, mas que, devido a processos cuidados de descafeinização, se apresenta com a suavidade de um descafeinado.

Bellissimo continua, como na sua génese, a ser um café italiano com alma portuguesa. E, por essa razão, quer continuar a estar ligado às coisas boas das duas culturas: a moda, a beleza, o convívio. Assim, e querendo afirmar-se num novo mercado competitivo, o do retalho, a marca vai fazer por se notar nos próximos tempos, em eventos que partilhem desses valores. Ou seja: quando a festa for boa, o café será Bellissimo.