Barcelona
Amalia’s Portuguese Flavours
Para António Maia, de 61 anos, o sucesso do seu Amalia’s Portuguese Flavours está na oferta dos produtos – “é tudo português” – e na localização, num bairro residencial no centro de Barcelona, próximo da Plaça d’Espanya. “Uma parte do café dá para a calle de Aragón, que é uma das ruas com mais movimento da cidade”, conta este natural de Braga, mas criado em Vila Franca de Xira, que emigrou para Amesterdão aos 26 anos. Foi na Holanda que surgiu a ligação à Delta Cafés: “tinha uma empresa de distribuição de bens alimentares e de bebidas, eu era o representante de marcas de cerveja e da Delta”.
No seu Amalia’s, aberto há 10 anos, quando o coração o levou a trocar a Holanda pela Catalunha, António serve o que diz ser, segundo os clientes, “um dos melhores cafés de Barcelona”: o da Delta, pois claro, e que acompanha bem com os pastéis de nata e queijadas vindos diretamente de Portugal. “É uma das vantagens do processo de ultracongelação”, explica. Os pastéis de nata chegam crus e são cozidos no forno do Amalia’s, ao passo que as queijadas são simplesmente descongeladas. Até o pão com que se fazem as sanduíches e tostas chega de Portugal.
Com uma esplanada virada para uma das ruas mais movimentadas de Barcelona, o Amália’s é um natural ponto de encontro. A clientela é diversa. Franceses, italianos, espanhóis e portugueses não resistem ao menu mais popular do Amalia’s: o combinado café e pastel de nata. “Por apenas 3,10€, é um convite difícil de recusar.” Vinho português também não falta. Mais em concreto, o Caiado branco e tinto, da Adega Mayor. “Mais uns anos em Barcelona e regresso a Amesterdão, onde estão os meus filhos e netos”, revela. Enquanto esse dia não chega, António continua a gerir o Amalia’s, um café e pastelaria que se tornou um pedaço de Portugal no coração de Barcelona.